2014 é mesmo o ano do vídeo

Cada vez mais ouvimos falar em 2014 como o sendo o ano do vídeo e o ano em que esta tendência vai realmente explodir no mercado.

2014 video ano

O formato vídeo vem emergindo exponencialmente como uma das ferramentas primordiais numa estratégia de comunicação das empresas mas também como formato preferencial dos indivíduos. E porquê?

Estas são as razões pelas quais o formato vídeo é o formato privilegiado em 2014:

A transmissão da mensagem

Costuma dizer-se que “1 minuto de vídeo vale mais do que 1 milhão de palavras”. E esta é sem dúvida uma expressão acertada. Tanto pelo o fato de conjugar a imagem com o som como pelo fato de transmitir muito mais sensações em menos tempo. O vídeo é a forma mais simples e eficaz de transmitir uma mensagem.

Ano do vídeo

Estilo de vida

Outro factor que aumenta a importância do vídeo junto dos consumidores relaciona-se com a falta de tempo de uma forma geral.

Apreender informação através da leitura além de ser uma forma mais lenta de aprendizagem em geral os indivíduos confessam ter menos paciência para o ler textos principalmente quando se trata de aprendizagem e não lazer.

O vídeo é o formato que melhor se adapta ao estilo de vida dos dias de hoje, frenético e onde a falta de tempo é uma constante.

Entretenimento com informação

Os utilizadores adoram conteúdos de vídeo, são mais interativos, mais interessantes e captam durante mais tempo a atenção do utilizador.

Prova disto são os dados que nos dizem que mais de 1 bilião de utilizadores visitam, por mês, o YouTube, gastando mais de 4 biliões de horas a assistir a vídeos.

O vídeo é a melhor forma de entreter um indivíduo enquanto injeta informação neste.

Vendas

O vídeo pode gerar leads em vendas, sendo que é um forte meio persuasivo. Também é possível colocar-se um formulário na frente dos vídeos contribuindo para a angariação leads e consequentemente as vendas.

Formato preferencial dos dispositivos mobile

Cada vez mais o conteúdo é consumido em smartphones e tablets. Nestes dispositivos o vídeo é  meio de informação, formato de entretinimento e de aprendizagem preferencial.

O ato de contar históriasOs seres humanos são programados para responder às histórias.  A melhor forma de contar uma história é através do vídeo. Investir em serviços de produção de vídeo para entregar grandes histórias ao mundo é a melhor forma de cativar pessoas e convertê-las em clientes.

O dados que comprovam os argumentos enunciados

– 90% do tráfego da internet advém dos conteúdos de vídeo.

– Anúncios de vídeo são 6 vezes mais efetivos em termos promocionais do que os anúncios escritos;

– 60% dos utilizadores e visitantes das redes sociais e sites assistem primeiro ao vídeo, antes de lerem o texto;

-Os conteúdos de vídeo são 50% das vezes mais relembrados do que os conteúdos escritos;

– No caso email marketing, conteúdos de vídeo aumentam 5,6% a taxa de abertura dos emails.

Assim, concluímos que o vídeo é não só uma tendência mas sim uma necessidade, sustentada não só pela mudança do comportamento humano, mas também pelos dados aqui apresentados.

Assim, torna-se urgente que as empresas assumam a necessidade de investir em conteúdos de vídeo nas suas estratégias de marketing.