A importância dos ângulos de gravação de vídeo

A forma como os vídeos são desenvolvidos, bem como os seus ângulos de gravação podem impulsionar o impacto dos mesmos sobre o público alvo.

planos de gravacao de videoA escolha dos ângulos de gravação de um vídeo é um dos passos mais importantes para que este tenha mais impacto e transmita da melhor forma a mensagem pretendida.

Estes ângulos permitem aumentar o dinamismo de determinado vídeo tornando-o mais interativo, uma vez que, vídeos monótonos em termos de planos de gravação acabam por não despoletar tanta emoção na audiência.

Desta forma, é verdadeiramente importante conhecer e saber identificar quais os melhores planos e ângulos, antes de iniciar a gravação de um vídeo.

Vejamos, então, de uma forma geral quais os planos mais utilizados atualmente:

Plano geral – usado para captar paisagens ou cenários completos, é normalmente utilizado como forma de transmitir o contexto inicial do vídeo.

Plano conjunto – o objetivo deste plano é mostrar um conjunto de personagens, dando uma perspectiva geral de quem se encontra em cena.

Plano médio – é utilizado para mostrar apenas um elemento do cenário, por exemplo o prédio onde está a decorrer a ação.

Plano americano – centra a câmara numa só personagem, filmando apenas metade do corpo, ou seja, da cabeça à cintura ou da cintura aos pés.

A forma como os vídeos são desenvolvidos, bem como os seus ângulos de gravação podem impulsionar o impacto dos mesmos sobre o público alvo.

Close-up este plano é indicado para quando queremos apenas mostrar a cara de determinada personagem.

Plano de detalhe – vais mais longe que o close-up e mostra apenas um detalhe, desde um detalhe na cara a um objeto no corpo.

É imprescindível que os planos e ângulos sejam estudados e adaptados ao script e história desenvolvidos para o vídeo, tendo em conta que o uso inadequado de qualquer plano pode ser prejudicial para o resultado final.

Comece já a fazer os seus vídeos, divirta-se e mais importante partilhe-os com o Veedmee!