Como editar um vídeo corretamente?

A edição de vídeo é, sem dúvida, uma tarefa complexa e que exige inúmeras horas de trabalho. Contudo, é um dos passos fundamentais para o sucesso do vídeo junto do público alvo.

como editar um videoComo editar um vídeo de forma rápida e eficaz mas ao mesmo tempo com qualidade? Esta é uma pergunta bastante frequente, sobretudo para editores pouco experientes, contudo existem pequenas dicas que podem facilitar este trabalho.

Antes de mais é importante frisar que o sucesso de um vídeo depende de vários fatores, ainda antes da edição. Ou seja, desde o script e story board, passando pelas filmagens todos os passos devem ser pensados e executados da forma mais correta.

Isto porque, o processo de edição ou pós-produção, deve ser utilizado apenas como forma de melhorar o trabalho feito anteriormente e assim tornar o vídeo mais completo e emotivo.

É no processo de edição que o vídeo é cortado, organizado e são adicionados efeitos, filtros e até mesmo o áudio. Ou seja, é neste processo que parte da magia do vídeo é desenvolvida.

Contudo, além de uma grande dose de intuição, a edição do vídeo é um trabalho que exige bastante paciência e rigor, uma vez que é um trabalho que depende maioritariamente de pequenos detalhes e pormenores.

como editar um video?

Os programas Windows Movie Maker, Adobe After Effects, Sony Vegas são alguns dos mais utilizados pela forma intuitiva como funcionam, permitindo que utilizadores inexperientes comecem a editar e fazer sucesso com alguns dos seus vídeos.

A questão mantem-se: como editar um vídeo?

Ora, grande parte do processo de edição funciona, até certo ponto, por tentativa erro, através do corte e recolocação dos segmentos de áudio e vídeo.

Antes de mais, é necessário que todas as filmagens sejam transferidas para o programa de edição escolhido. Para o fazer basta conectar a câmara, ou dispositivo utilizado para a gravação, ao computador e clicar no botão “importar”.

De seguida poderá começar a editar, contudo, deve fazê-lo segmento a segmento, de forma individual, tornando assim o processo de edição mais simples.

Uma das partes mais importante do vídeo é a sonoplastia, uma vez que, o áudio associado às imagens em movimento acaba por aumentar o dinamismo e interatividade do vídeo.

Assim, para adicionar uma faixa áudio ao vídeo, basta escolhê-la a partir da sua biblioteca de sons e colocar sobre a trilha sonora existente no programa de edição.

Depois de adicionados efeitos e realizados todos os ajustes o seu vídeo está preparado para ser apresentado ao mundo, através da partilha num website ou redes sociais.