História do Vídeo

Apesar de hoje em dia ser bastante conhecido e estar enraizado na sociedade, o vídeo tem uma longa história e que faz dele a melhor formas de comunicar.

historia video

Apesar de atualmente o vídeo fazer parte do quotidiano de qualquer pessoa, esta tecnologia só nasce nos meados do século 20 pelas mãos do cientista russo Boris Rosing, que conseguiu projetar simples formas geométricas.

 

Após esta inovação, começaram a criar-se diversos suportes de vídeo tais como a fita, razão pela qual o vídeo de massificou e começou a chegar a cada vez mais pessoas.

 

Foi perto de 1950 que se gravou a primeira emissão televisiva em vídeo, ou seja, a imagem que as câmaras transmitiam foi gravada em fita, marcando um importante passo para a evolução do vídeo.

 

Contudo, é mais tarde, em finais dos anos 70, que vemos uma importante revolução no mundo do vídeo, com a chegada do digital.

 

As estações televisivas foram as principais fomentadoras da tecnologia de vídeo, levando ao ecrã de muitos a magia de reproduzir conteúdo em tempo real ou mostrar algo que já tivesse acontecido.

 

Outra tecnologia que trouxe o vídeo, literalmente, à mão das pessoas foi as VideoCams, pequenas máquinas de gravar vídeo, que faziam de qualquer pessoa o próximo grande realizador.

historia do video

As pequenas câmaras de vídeo são hoje em dia substituídas por dispositivos móveis como os smartphones. Gravar vídeo está, hoje em dia, disponível em qualquer altura, para qualquer pessoa.

 

Os grandes paradigmas no mundo do vídeo atualmente passam não só pelo mobile como pelo HD, isto é, os vídeos em alta definição. Os vídeos de alta definição começam a ser recorrentemente utilizados, pois cada vez há mais aparelhos a fazê-lo e quanto maior for a qualidade do vídeo maior vai ser a vontade de o ver.

 

Iniciou-se como uma simples projeção de formas geométricas e atualmente o vídeo ganha grandes proporções e já pertence ao quotidiano de cada um de nós.