Vídeos tutoriais: para que servem?

O desenvolvimento de vídeos tutoriais é cada vez mais comum, sobretudo em marcas que comercializam diversos produtos. Contudo, para que servem efetivamente estes vídeos?

 

São cada vez mais as marcas e empresas que optam pelo desenvolvimento de vídeos tutoriais como forma de demonstrar os seus produtos e aumentar o reconhecimento dos mesmos.

Apesar de terem especificidades muito próprias, os vídeos tutoriais fazem parte do leque de opções mais eficazes para a comunicação dos produtos.

Embora possa parecer que através de vídeos tutoriais a marca expõe demasiado os seus produtos, a verdade é que estes são extremamente bem vistos pelos utilizadores online.

Para as marcas os vídeos tutoriais funcionam como uma forma efetiva de melhorar a sua relação com os consumidores e de se relacionarem com os mesmos.

Além de serem uma excelente forma de dar a conhecer novos produtos, os vídeos tutoriais são ainda uma excelente forma de tornar a marca numa referência para os seus consumidores sobre determinado assunto.

 

videos tutoriais para que servem

 

Vejamos um exemplo. Uma marca de Smartphones lança o seu novo produto e desenvolve vários vídeos sobre a utilização do mesmo.

Posteriormente, partilha estes vídeos tanto com clientes, ou seja, pessoas que já tenham adquirido o produto, como com possíveis clientes, como forma de atingir objetivos distintos.

Com este tipo de estratégia, os clientes sentir-se-ão acarinhados pela marca que lhes está a fornecer conteúdo de relevância sobre um produto recentemente adquirido.

Os possíveis clientes, por outro lado, terão mais atenção ao produto, ficando inclusive mais predispostos a efetuar a compra.

Ao explicar aos seus consumidores como deve ser feita a utilização dos produtos da sua marca, estará a melhorar a sua experiência e a envolve-los no percurso da empresa.

Para partilhar estes vídeos poderá utilizar diversas plataformas como: o website da empresa, as redes sociais e a plataforma de e-mail marketing de vídeo mais eficaz: o Veedmee.