Vídeos virais: quais os ingredientes?

A palavra viral está em voga. A questão é: o que são um vídeos virais? E quais os ingredientes para que um vídeo se torne viral?
Vídeos Virais, quais os ingredientes?

Todos os dias temos acesso a pelo menos um vídeo viral, mas o que é um vídeo viral?

Os vídeos virais são vídeos que conseguem um alto poder de circulação na internet, alcançando um elevado nível de popularidade, caracterizando-se como um fenómeno de Internet, típico da Web 2.0.

A verdade é que, ao navegar na Internet, os utilizadores encontram muitas vezes vídeos que de alguma forma os estimulam pela mensagem que transmitem, partilhando-o com os seus amigos.

É desta forma que grande parte dos vídeos se torna conhecido. Através da partilha por parte dos utilizadores e até de campanhas publicitárias, por exemplo em plataformas como o YouTube.

Dessa forma, a mensagem difunde-se naturalmente e em menos de nada, centenas, milhares, milhões de pessoas já viram o vídeo.

Vídeos Virais, quais ingredientes?

Porque é que se tornal viral?

Parte do sucesso vem da capacidade de entretenimento do vídeo online.

O foco é a ideia. A ideia tem que ser universal, devendo agradar ao maior número de pessoas possíveis, por isso, não se concentre em algo que possa não influenciar a reação dos utilizadores do meio online.

O vídeo tem que ser divertido e compartilhável e, sobretudo, gerar uma emoção!

“As pessoas compartilham coisas com as quais têm forte reação emocional, especialmente reações positivas fortes”, disse Guadagno.

Quais os ingredientes?

1) Concentre-se em contar uma história;

2) Faço-o de forma emotiva, como forma de fazer com que os utilizadores se sintam identificados com a história ou mensagem;

3) Calcule qual o melhor momento para lançar esse vídeo;

4) Prepare-se para responder a criticas positivas e negativas sobre o conteúdo do vídeo;

5) Prepare um bom trabalho de disseminação do vídeo.

Apesar de serem ingredientes chave, a verdade é que não há uma receita para o desenvolvimento de vídeos virais.

É possível observar padrões, no entanto, não existe uma receita. Há milhares de vídeos que teriam tudo para ser virais mas não chegaram a ser e outros tantos que andaram na boca do mundo e cujo o trabalho de desenvolvimento foi muito menor.

Por vezes, basta que o conteúdo faça com que os utilizadores se sintam fora da sua zona de conforto para que, de forma imediata, interagem com o conteúdo e o partilhem.

Ora, à semelhança da moda, os vídeos virais apenas ganham esta gigantesca dimensão porque se tornam parte integrante do dia a dia dos utilizadores da Internet.